Os membros da Geração Artemis lançaram uma poeira lunar simulada como parte do Lunabotics Challenge 2024 da NASA, realizado no Centro de Educação Espacial da Fundação Memorial dos Astronautas no Kennedy Space Center Visitor Complex da agência na Flórida. Quando a poeira se instalou, duas equipes emergiram da Arena Artemis como os vencedores do grande prêmio da competição deste ano.
Equipes da Universidade Estadual de Iowa e da Universidade do Alabama compartilharam o prêmio Artemis por marcar os pontos mais cumulativos durante a competição anual. Os juízes pontuaram equipes concorrentes em planos de gerenciamento de projetos, apresentações e demonstrações, papéis de engenharia de sistemas, construção de bermas robótica e engajamento em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Esta é a primeira vez na história de 15 anos da Lunabotics que a competição terminou em um empate para o prêmio principal, e provavelmente a última vez.
“Ambas as equipes ganharam a vitória, mas uma gravata nunca esteve na mesa”, disse Rich Johanboeke, gerente de projeto do Kennedy Space Center da NASA na Flórida. “Esses alunos trabalham duro e se sacrificam muito ao longo do ano para fazer parte desse desafio e vir a Kennedy, então nossa equipe procurará criar um evento de quebra de gravatas para eventos futuros”.
Enquanto as competições Lunabotics anteriores se concentraram na mineração lunar, a competição deste ano refletiu as necessidades atuais das missões Artemis da NASA. As equipes projetaram, construíram e operaram rovers robóticos autônomos capazes de construir uma estrutura de berm a partir do regolito lunar. Entre outros usos, as berms na Lua poderiam fornecer proteção contra explosão e material ejetado durante pousos e lançamentos lunares, fazendas de tanques propulsores criogênicos de sombra ou proteger uma usina nuclear da radiação espacial.
Das 58 equipes universitárias em todo o país que se aplicaram ao desafio, 42 foram convidadas a demonstrar seus rovers robóticos durante a rodada de qualificação realizada no Exolith Lab da Universidade da Flórida Central em Orlando. A partir daí, 10 equipes finalistas fizeram a curta viagem a Kennedy para a rodada final de dois dias, onde seus robôs tentaram construir berms a partir de regolito lunar simulado dentro da Artemis Arena.
“Durante a competição, tivemos mais de 150 corridas de construção de berms na arena”, disse Robert Mueller, tecnólogo sênior de Desenvolvimento de Produtos Avançados na Diretoria de Programas de Pesquisa e Tecnologia de Exploração da NASA, bem como juiz principal e co-fundador do desafio de mineração robótica Lunabotics original. “Então, as equipes entraram na arena 150 vezes e criaram berms – isso é bastante impressionante. E 28 equipes, que são 65% das equipes que participaram, alcançaram os pontos de construção de berm.”
Equipes competindo na Lunabotics deste ano aplicaram o Processo de Engenharia de Sistemas da NASA para criar seus protótipos de robôs e passaram mais de nove meses focados em tornar seus projetos realidade.
“Nós realmente colocamos muito trabalho neste ano”, disse Vivian Molina Sunda, líder de equipe e elétrica da Universidade de Illinois em Chicago. “Nossa equipe de 10 colocou em cerca de 3.400 horas, por isso é realmente emocionante chegar ao Kennedy Space Center e saber que fizemos o top 10.”
A equipe da Universidade de Illinois recebeu dois prêmios por seus esforços – o Mission Control “Failure is Not a Option” Award for Team Persistence e o Innovation Technology Award de melhor design baseado em construção criativa, tecnologia inovadora e arquitetura geral.
Para as centenas de membros da Geração Artemis que participaram da competição deste ano, a Lunabotics foi uma oportunidade de se conectar à missão, ao trabalho e às pessoas da NASA, além de usar habilidades e teorias em sala de aula de maneiras que os beneficiarão em futuras carreiras STEM.
“Entramos em engenharia porque queremos fazer coisas, queremos fazer coisas”, disse Ben Gulledge, líder mecânico da equipe Artemis, da Universidade do Alabama. “Esta competição lhe dá a oportunidade de levar toda a sua teoria da sala de aula e colocá-la em prática e aprender onde estão suas lacunas de conhecimento. Então, você aprende a ser um designer melhor e aprende onde pode melhorar no futuro.”
Coordenado pelo Escritório de Engajamento STEM da NASA, a competição Lunabotics é um dos Desafios de Estudantes Artemis da NASA, projetado para envolver e reter estudantes em campos STEM. Esses desafios são projetados para fornecer aos alunos oportunidades de pesquisa e design nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, promovendo ideias e soluções inovadoras para desafios que provavelmente serão enfrentados durante as missões Artemis da agência.
Para ver a lista completa dos 2024 vencedores do Lunabotics Challenge da NASA, ou para mais informações visite:
https://www.nasa.gov/learning-resources/lunabotics-challenge/
Lista de Vencedores
Grande Prémio Artemis
Universidade Estadual de Iowa, Universidade do Alabama
Prêmio Construção Robótica
First Place – Universidade Estadual de Iowa
Segundo Lugar – A Universidade do Alabama
Terceiro Lugar – Universidade de Utah
Primeiro Lugar – Faculdade de DuPage Segundo Lugar – A Universidade do Alabama Terceiro Lugar – Purdue University-Main Campus
Leaps and Bounds Award Universidade de Nova York
Prêmio Nova de Engenharia de Sistemas Estelares por uma Equipe do Primeiro Ano
Universidade Estadual de Ohio
Prêmio de Engajamento STEM Primeiro Lugar – Universidade do Norte da Flórida Segundo Lugar – Universidade Auburn Terceiro Lugar – Universidade Estadual de Iowa
Menção Honrosa – Harrisburg University of Science and Technology
Apresentação e Demonstração Primeiro Lugar – University of North Carolina at Charlotte Second Place – Purdue University-Main Campus Terceiro Lugar – University of Utah
Prêmio Primeiros Passos – Melhor Apresentação por uma Equipe do Primeiro Ano
Universidade de Ciência e Tecnologia de Harrisburg
Prêmio Inovação Tecnologia
Universidade de Illinois em Chicago
O Prêmio de Controle de Missão “O fracasso não é uma opção” para a Persistência da Equipe
Universidade de Illinois em Chicago
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Fonte: NASA